domingo, 16 de agosto de 2009

Como cuidar do umbigo do bebê


Por que os bebês ficam com o coto do cordão umbilical?


O cordão umbilical ligava o bebê à placenta dentro do útero, e era o responsável pelo transporte dos nutrientes e do oxigênio necessários à sobrevivência dele. Quando o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado, num procedimento indolor, e um pedacinho (o coto) de 2 a 3 centímetros fica ligado à barriga do recém-nascido. Há lugares em que o cordão é cortado imediatamente depois do nascimento, ou então é possível esperar até que ele tenha parado de pulsar. Com isso, há mais tempo para o sangue da placenta ir para o bebê, num procedimento considerado mais natural e fisiológico no terceiro estágio do trabalho de parto.

Quanto tempo o cordão vai demorar para cair?

Entre 5 e 15 dias depois do nascimento, o coto umbilical vai secar, ficar preto e cair. No lugar dele fica uma pequena ferida, que leva alguns dias para cicatrizar.

O umbigo precisa de algum cuidado especial?

Ele tem de ser mantido limpo e seco para evitar infecções. Bactérias que vivem naturalmente em nossa pele podem provocar infecções no coto. Em regiões sem condições de higiene, a contaminação do coto umbilical pode levar ao tétano, uma infecção muito perigosa para recém-nascidos.

Os médicos costumam orientar as mães a passar um cotonete com álcool a 70% (vendido nas farmácias) no coto em todas as trocas de fralda e deixá-lo secar naturalmente.

Lave sempre as mãos antes de cuidar do umbigo. Também lave as mãos antes e depois da troca de fralda. Evite que o coto fique sujo de cocô ou xixi. Se isso acontecer, limpe-o bem com água e sabão ou só com água. Como o cocô do bebê é gorduroso, é melhor usar sabonete para eliminá-lo. Depois aplique o álcool.

Em alguns países, não se dá banho no recém-nascido enquanto o coto não cai, mas no Brasil os especialistas indicam o banho desde o primeiro dia de vida.

Depois que o coto cai, demora ainda entre sete e 10 dias para o umbigo cicatrizar completamente. Pode ser que apareça um pouquinho de sangue na fralda, o que é normal. Às vezes, o umbigo leva mais tempo para cicatrizar, e pode aparecer uma carne esponjosa no local. Desde que não haja mau cheiro ou sinal de infecção, não há razão para se preocupar, esse tecido logo vai desaparecer. Se ele continuar sangrando, fale com o pediatra, porque ele pode cauterizar o local com nitrato de prata. Continue limpando a região com álcool a 70% e não coloque nada para "deixar o umbigo bonitinho". Se estiver preocupada com a aparência do umbigo, converse com o médico.

Existem estudos que mostram que simplesmente manter o coto limpo, sem usar nem álcool, já é suficiente, e que o uso de anti-sépticos pode fazer com que o cordão demore um pouco mais para cair (o que não é problema, apenas causa ansiedade nos pais). Siga a orientação do seu médico.

Quais são os sinais de que há infecção?

Procure o médico se:

• O bebê tiver febre, ficar letárgico (parado demais), começar a mamar pouco ou parecer não estar bem.

• O umbigo e a área em torno dele estiverem inchados ou vermelhos.

• O coto umbilical ficar inchado ou com mau cheiro muito pronunciado (um pouco de cheiro menos agradável é normal).

É normal que o coto tenha algum tipo de secreção, até parecida com pus, e isso não significa que ele esteja infeccionado. Se você estiver preocupada com a aparência ou com o cheiro do coto, peça para o médico dar uma olhada.

fonte: site Baby Center Brasil

8 comentários:

  1. obrigado pelas informações, estava precisando saber mais sobre o coto umbilical.
    Pai Feliz.

    ResponderExcluir
  2. coste estava com medo do umbigo do meu filho esta emflamado , agora estou tracula

    ResponderExcluir
  3. ola meu nome celio olha fiquei muito grato pelas as informações postada no su blog foi bem ultiu pra mim

    ResponderExcluir
  4. muito boa as informações! o site é muito util. Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Oi meu nome é Judy e eu acabei de ter meu bebe que é um amor e amei seu blog, as informações foram perfeitas.BJS

    ResponderExcluir
  6. Oi tire-me uma dúvida meu bebe só que saber de dormir ele mama abre os olhinhos mais passa a maior parte do tempo dormindo até os vizinhos comentam que parece que não tem bebe algum aquipois ele é calmo muito dificil chorar isso é normal

    ResponderExcluir
  7. ola bom dia quero saber por que umbigo do meufilho esta demorando tanto para cair jatem um meis

    ResponderExcluir