quarta-feira, 22 de julho de 2009

HUMANIZAÇÃO DO PARTO E NASCIMENTO

Quanto mais natural o parto, melhor é o nascimento da criança. O que as mulheres sempre souberam, por intuição, a ciência vem mostrando, no movimento conhecido por ´Medicina baseada em evidências´. Intervenções como a episiotomia (corte em baixo) e a cesariana, quando não necessárias, podem fazer mais mal do que bem.
Em nosso país, a cesariana vem aumentando pouco a pouco. Depois de uma queda em 1998, quando o Governo Federal parou de pagar o excesso de cesarianas, voltou a aumentar a partir de 2000. E continua crescendo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a taxa de cesárea esteja perto de 15%. Valores maiores ou muito menores são prejudiciais para mães e bebês. No Brasil, a taxa de cesárea, em 2005, está quase três vezes maior que o recomendado:
chegou a 43%.
´Parto Humanizado´ é a expressão usada para os partos em que a mulher é respeitada:
ela fica com o acompanhante de sua escolha, pode se movimentar à vontade, toma líquidos ou alimentos leves, escolhe a posição para parir sua criança, concentra-
se para fazer força de acordo com o ritmo de seu corpo. No parto humanizado, a mulher é poupada de intervenções desnecessárias, tais como: soro para apressar o parto, lavagem intestinal, raspagem dos pêlos pubianos, episiotomia (corte embaixo) ou jejum. No parto humanizado, a mulher não permanece o tempo todo deitada, ela recebe palavras de encorajamento e ninguém tenta desmerecê-la por estar tendo seu filho. O trabalho de parto é considerado um trabalho nobre.

VOCÊ SABIA?
  • Os Centros de Parto Normal (semelhantes a Casas de Parto) são locais parecidos com as casas das mulheres, com ambiente diferente do hospital mas com todo o equipamento necessário e profissionais capacitadas para atender partos normais. Nesses Centros, as mulheres podem ter seus filhos mais à vontade, naturalmente, com acompanhantes de sua escolha e atendimento personalizado. Mulheres que têm seus filhos em Centros de Parto Normal relatam mais satisfação com a experiência do parto. O Ministério da Saúde apoiou a construção e instalação de equipamentos de Centros de Parto Normal em vários Estados.
  • “Doula”, palavra que vem do grego antigo, significa “aquela que está ao lado”. Geralmente, é uma mulher que teve boas experiências no parto e ajuda outras, apoiando-as e ensinando-as a se ajudarem. Com o encorajamento que recebe da doula, a mulher se sente mais segura e confiante para deixar sua filha ou filho nascer. O Ministério da Saúde já financiou treinamentos de doulas comunitárias voluntárias em 12 Estados e no Distrito Federal.
  • Os trabalhos científicos mostram que, só pelo fato de ter um acompanhante de sua escolha, as mulheres realizam um trabalho de parto mais curto (em menos tempo), pedem menos anestesia e o parto evolui tão bem que as cesarianas acabam sendo menos freqüentes.
  • O Ministério da Saúde tem um programa de fortalecimento das parteiras tradicionais, que respeita sua cultura e a cultura da comunidade onde está inserida. Esse programa ganhou o Prêmio Inovação na Gestão Pública Federal.
  • A Lei n° 11.108, de 7/4/2005, garante acompanhante da escolha da mulher durante o trabalho de parto, no momento do parto e depois do parto.

PARA SABER MAIS:
www.rehuna.org.br
Sítio da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento, cuja atuação tem contribuído para a definição de políticas, como a de Humanização do Pré-Natal e Nascimento (PHPN), do Ministério da Saúde.

www.amigasdoparto.com.br
www.amigasdoparto.org.br
Sítios de organizações de mulheres, com relatos de partos, propostas de cursos, respostas às perguntas mais freqüentes e orientações para mulheres que desejam um parto humanizado

www.partodoprincipio.com.br
Com participantes de todo o país, combate as altas taxas de cesáreas. Tem mobilizado mulheres em datas significativas, a favor do parto natural.

partonatural@yahoogrupos.com.br
Primeira lista de discussão sobre o tema no país; espaço de trocas sobre problemas da gravidez, parto e amamentação, em que as mulheres se apóiam mutuamente no fortalecimento de seu desejo de um parto adequadamente acompanhado.

Para entender melhor sobre Humanização do Parto:
www.redesaude.org.br


fonte: Rede Brasileira de Banco de Leite Humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário