quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dormir de barriga para cima evita em 70% a morte súbita em bebês

Pediatra explica que, quando a criança está de lado ou de barriga para baixo, a tosse não ocorre, provocando a chamada morte do berço. Desmame precoce e fumo também são causadores da morte súbita.


Um assunto que interessa a muita gente que tem bebê em casa. Cada vez que a criança chora é uma preocupação. Como saber se é dor, se é manha, se é fome? Uma dúvida comum entre as mães de primeira viagem. Não só para as mães quanto para os pais, porque tudo é novidade.

E na hora de dormir, um outro problema - e grave - é a morte súbita. A cada ano, três mil crianças morrem durante o sono.

Esse é o tema da nova campanha da Pastoral, que recomenda que os bebês durmam de barriga para cima, isso evitaria em 70% essa morte repentina.

Por isso o RJTV convidou o pediatra Antônio Azeredo para tirar dúvidas e usou uma boneca simulando um recém nascido no estúdio.

Segundo o médico, toda a América Latina pensa que o correto é colocar a criança para dormir de lado. Ele diz que de lado ou de barriga para baixo a criança acaba respirando o ar que ela inspira, o ar impuro e com menos oxigênio.

O médico que diz que havia a preocupação de que, com a barriga para cima, o bebê ia inspirar o vômito, engasgar, mas a criança tem o instinto da tosse, que chama os pais. Então, nos primeiros seis meses de vida, é importante a criança dormir não na cama, mas no quarto com os pais.

Quando a criança está de lado ou de barriga para baixo a tosse não ocorre, provocando a chamada morte silenciosa, a morte do berço, a morte súbita.

O Dr. Antônio Azeredo diz que a morte súbita não tem uma causa definida. Tem o fator determinante que é dormir de lado ou de barriga para baixo e fatores coadjuvantes, como o desmame precoce e o fumo no ambiente em que a criança vive. Ele ressalta que é importante estimular o aleitamento materno exclusivo até seis meses e, a partir de seis meses, manter o aleitamento materno pelo menos até seis anos.
Ele explica que a digestão do leite de vaca é muito lenta.

Os pais de crianças que têm refluxo ficam mais preocupados com a posição na hora de dormir. A posição de barriga para cima é mais segura para dormir, mesmo para bebês que têm refluxo. Ele acrescenta que a cabeceira elevada também ajuda a diminuir o refluxo e deve ser mantida até um ano de vida, mesmo para bebês que não têm refluxo.

Ele alerta que também é bom não deixar bichinhos de pelúcia e paninhos na cama, que, além de provocar alergia, pode provocar o sufucamento.

Veja no vídeo a posição correta para o bebê na hora de dormir.

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu blog, mt boa as matérias. Tá quase nascendo hein. Bjos

    ResponderExcluir