segunda-feira, 31 de agosto de 2009

domingo, 30 de agosto de 2009

Nasceu!!!

Meu amorzinho estava com pressa!
Nasceu!!
Sábado passado mamãe acordou diferente. De uma forma que não sei explicar sabia que era o dia.
Passei o dia todo meio estranha mas não falei pra ninguém. De manhã seu berço chegou!
Almoçamos e fomos montá-lo. Seu pai arrumou-o e ficou lindo!
Mamãe já estava sentindo coisas que não sabia explicar, falei com seu pai e começaram as cólicas [contrações]. Eu fiquei na dúvida e pedi pro papai esperar um pouco pra ver os intervalos delas. Mas chegou uma hora que não estava aguentando e fomos para a maternidade. Eu, papai, titia Kátia e Júnior. Chegando lá mamãe já estava com 3 de dilatação. O médico disse que a noite seria longa!! Mas, graças a Deus não foi! Isso foi mais ou menos umas 23hs.
Mamãe foi levada pra sala de pré parto e papai foi junto. Ficamos lá esperando você nascer. As contrações vieram rápido e papai ajudou muito a mamãe a aguentá-las. Quando o médico disse que já estava com total era a hora de fazer força!Fomos para a sala de parto e lá foi muito rápido. Isso foi por volta das 4hs. Você nasceu às 4:10, 2.800kg com 47 cm. E foi logo fazendo xixi...Não chorou pois estava com duas voltas do cordão umbilical no pescoço.
Ficamos tão emocionados que começamos a chorar e agradecer a Deus por você!
Papai ficou de olho em você o tempo todo e mamãe só pode te pegar quando saimos da sala. Você foi direto para o peito, parecia que já fazia isso há anos! Mamãe estava ótima! Deu tudo certo, graças a Deus!
Você é uma benção nas nossas vidas!!Um presente, um milagre!!
Mamãe passou a noite toda acordada, papai também, mas do lado de fora.
Quando foi de manhã fomos pegar um solzinho e seu pai pode vê-lo novamente.Mais tarde nos visitou e segurou você pela primeira vez!
Sua vovó Nilda foi nos visitar e ficou encantada pelo fato de você ser a cara do papai!
Na primeira noite você não dormiu, fiquei acordada o tempo todo e você chorava muito. Estava com cólica e mamava o tempo todo. Quem nos visitou no segundo dia foi a vovó Sueli, tinha que ver como ela babava, ficou encantada contigo.
Você fez teste do olhinho e teste do ouvido que deram normais!
Mamãe quase morreu quando você teve que fazer exame de sangue, não aguentava ver chorando daquele jeito.
Na terça nós voltamos pra casa!

Você é lindo filho!!
Te amamos mais ainda!!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

-Falta pouquinho...

Meu amorzinho, tá faltando pouco. Quero que você espere só mais um pouquinho, tá?!
Gostaria muito que nascesse em setembro...hehe..coisas da mamãe!
Ando muito cansada. Você já está pesando. Mas tudo isso é tão bom...Sentir você aqui dentro, saber que você está protegido..hhee...Não sou egoísta, também estou doida pra ver seu rostinho. Mas às vezes acho que vou sentir falta de você mexendo aqui...
Mamãe tá sentindo tanta coisa ao mesmo tempo...É uma vontade de te ver logo, um medinho, muita felicidade, muita expectativa. Nós não sabemos quando você vai chegar e isso me deixa bastante ansiosa. Fico sonhando com você e não consigo ver seu rosto. Ontem sonhei que não conseguia trocar sua fralda, foi um desespero só. Seu pai me contou que anda sonhando muito com você também. Nós estamos contando os minutos pra te segurar no colo e ver esses olhinhos, essa boquinha, suas mãozinhas, pés...ai meu Deus!!
Ficamos antes de dormir conversando sobre como será que você é. Papai canta musiquinhas, fala contigo, rimos muito, ficamos imaginando várias coisas. Seu pai disse que vai comprar muitos bonecos pra você, ele já está vendo um muito maneiro. Você é um sonho pra gente, um grande presente de Deus.

Nós te amamos muito, filho!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A qualquer momento!!

Hoje mamãe teve consulta...estou nos meus 63,500 kg e tudo normal...Seu coração já bate mais de vagar. Agora vou começar a ir semanalmente as consultas e a médica disse que a qualquer momento você pode nascer.
Já está tudo pronto só esperando você chegar.
Mamãe, papai, vovós, titios...todos estamos muito ansiosos pra poder ver seu rostinho.
Hoje seu vovô Otavio ligou pra saber como estamos...eu fiquei toda boba...XD
E a vovó Sueli tah dodói...Está muito gripada e nem tão cedo vai aparecer aqui.
Estou preocupada mas creio que jajá ela vai melhorar!

Te amamos, filho!

domingo, 16 de agosto de 2009

Como cuidar do umbigo do bebê


Por que os bebês ficam com o coto do cordão umbilical?


O cordão umbilical ligava o bebê à placenta dentro do útero, e era o responsável pelo transporte dos nutrientes e do oxigênio necessários à sobrevivência dele. Quando o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado, num procedimento indolor, e um pedacinho (o coto) de 2 a 3 centímetros fica ligado à barriga do recém-nascido. Há lugares em que o cordão é cortado imediatamente depois do nascimento, ou então é possível esperar até que ele tenha parado de pulsar. Com isso, há mais tempo para o sangue da placenta ir para o bebê, num procedimento considerado mais natural e fisiológico no terceiro estágio do trabalho de parto.

Quanto tempo o cordão vai demorar para cair?

Entre 5 e 15 dias depois do nascimento, o coto umbilical vai secar, ficar preto e cair. No lugar dele fica uma pequena ferida, que leva alguns dias para cicatrizar.

O umbigo precisa de algum cuidado especial?

Ele tem de ser mantido limpo e seco para evitar infecções. Bactérias que vivem naturalmente em nossa pele podem provocar infecções no coto. Em regiões sem condições de higiene, a contaminação do coto umbilical pode levar ao tétano, uma infecção muito perigosa para recém-nascidos.

Os médicos costumam orientar as mães a passar um cotonete com álcool a 70% (vendido nas farmácias) no coto em todas as trocas de fralda e deixá-lo secar naturalmente.

Lave sempre as mãos antes de cuidar do umbigo. Também lave as mãos antes e depois da troca de fralda. Evite que o coto fique sujo de cocô ou xixi. Se isso acontecer, limpe-o bem com água e sabão ou só com água. Como o cocô do bebê é gorduroso, é melhor usar sabonete para eliminá-lo. Depois aplique o álcool.

Em alguns países, não se dá banho no recém-nascido enquanto o coto não cai, mas no Brasil os especialistas indicam o banho desde o primeiro dia de vida.

Depois que o coto cai, demora ainda entre sete e 10 dias para o umbigo cicatrizar completamente. Pode ser que apareça um pouquinho de sangue na fralda, o que é normal. Às vezes, o umbigo leva mais tempo para cicatrizar, e pode aparecer uma carne esponjosa no local. Desde que não haja mau cheiro ou sinal de infecção, não há razão para se preocupar, esse tecido logo vai desaparecer. Se ele continuar sangrando, fale com o pediatra, porque ele pode cauterizar o local com nitrato de prata. Continue limpando a região com álcool a 70% e não coloque nada para "deixar o umbigo bonitinho". Se estiver preocupada com a aparência do umbigo, converse com o médico.

Existem estudos que mostram que simplesmente manter o coto limpo, sem usar nem álcool, já é suficiente, e que o uso de anti-sépticos pode fazer com que o cordão demore um pouco mais para cair (o que não é problema, apenas causa ansiedade nos pais). Siga a orientação do seu médico.

Quais são os sinais de que há infecção?

Procure o médico se:

• O bebê tiver febre, ficar letárgico (parado demais), começar a mamar pouco ou parecer não estar bem.

• O umbigo e a área em torno dele estiverem inchados ou vermelhos.

• O coto umbilical ficar inchado ou com mau cheiro muito pronunciado (um pouco de cheiro menos agradável é normal).

É normal que o coto tenha algum tipo de secreção, até parecida com pus, e isso não significa que ele esteja infeccionado. Se você estiver preocupada com a aparência ou com o cheiro do coto, peça para o médico dar uma olhada.

fonte: site Baby Center Brasil

37 ªsemana

36 semanas completas, ou seja, estou na 37ª semana (e no nono e último mês)!!!

Como fica sua vida

Talvez você sinta cada vez mais pressão no baixo ventre, e perceba que sua barriga está mais baixa, ou seja, o bebê está encaixado. Quando isso acontecer, seus pulmões e seu estômago terão um refresco, e vai ficar mais fácil respirar e comer. Andar, porém, é outra história -- algumas mulheres dizem que parece que o bebê vai despencar a qualquer momento (não se preocupe, é impossível isso acontecer).

Planeje-se

Será que chegou a hora? Aprenda a distinguir os verdadeiros sinais de que o trabalho de parto começou. Tenha à mão um telefone para chamar o seu parceiro em caso de emergência. Planeje como vai chegar ao hospital, deixe a mala da maternidade pronta e à vista. É um bom momento para revisar tudo o que você sabe sobre o parto e quais são suas opções, para que você entenda o que está acontecendo na maternidade.

Mais

Por que a coceira intensa no corpo pode ser sinal de um problema mais sério.

Friozinho na barriga? É uma sensação incrível saber que seu bebê está tão perto de chegar.

Dicas úteis

Como aliviar a dor nas costas.

Desenvolvimento fetal

Seu bebê continua engordando -- até 30 gramas por dia. Ele deve estar pesando por volta de 2,7 quilos, com 45 centímetros de comprimento.

útero pele cabeça

Pode ser que você sinta aumentar a pressão no baixo ventre, e note que seu bebê está descendo. Quando ele encaixar, seus pulmões e seu estômago vão agradecer, e você conseguirá respirar e comer um pouco melhor.

Andar, porém, vai ficar cada vez mais desconfortável -- há mulheres que dizem que parece que o bebê vai despencar a qualquer momento. Além disso, a vontade de fazer xixi dificilmente dará trégua.
A boa notícia é que, no fim desta semana, sua gravidez será considerada "a termo", ou seja, se o bebê nascer já não vai mais ser considerado prematuro.

Na consulta de pré-natal, agora semanal, seu médico pode querer fazer um exame de toque para ver se seu colo do útero já começou a dilatar (abrir) e apagar (afinar). O médico também vai verificar a posição do bebê, para determinar se ele já está encaixado.

Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito - mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.

fonte: site Baby Center Brasil

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sinais de que o trabalho de parto está começando


A hora está chegando!!


Como vou saber se estou em trabalho de parto?

  • Como vou ter certeza que o trabalho de parto começou?
O trabalho de parto é diferente de mulher para mulher, e é impossível determinar exatamente quando ele começa. Não é uma coisa repentina; são várias mudanças fisiológicas que acontecem ao mesmo tempo no seu corpo para fazer com que você dê à luz. Se você estiver mesmo em trabalho de parto, pelo menos uma das seguintes cinco coisas estarão presentes:

• Seu colo do útero ficará cada vez mais fino e macio (ou "apagado", como dizem os médicos) e dilatado -- até 10 centímetros. Isso é determinado pelo exame de toque feito pelo obstetra ou pela enfermeira.

• As contrações acontecem em intervalos regulares e cada vez mais curtos, ficando mais intensas conforme o tempo passa.

• Você pode ter dor na região lombar das costas, muitas vezes acompanhada de uma cólica parecida com a pré-menstrual.

• Você pode notar uma secreção de muco amarronzada ou com traços de sangue, o chamado "sinal". Se seu tampão de muco, que cobre o colo do útero, sair, o trabalho de parto pode ser iminente -- ou pode demorar mais uns bons dias. De qualquer jeito, é uma indicação de que as coisas estão caminhando.

• Sua bolsa rompe. Mas você só estará em trabalho de parto se as contrações também estiverem presentes.

  • Quando devo ligar para o médico?
Você e seu médico já devem ter conversado sobre quando você deve avisá-lo se achar que está em trabalho de parto. Mesmo se você não tiver certeza, não fique com vergonha de ligar e perguntar. Os médicos estão acostumados com esse tipo de telefonema por parte de mulheres que não sabem ao certo se a hora está chegando e precisam de orientação -- faz parte do trabalho deles.

E o fato é que o médico já consegue saber bastante coisa apenas pelo tom da sua voz, portanto esse tipo de comunicação só tem a acrescentar. Ele vai querer saber de quanto em quanto tempo as contrações estão acontecendo, se você consegue andar enquanto está tendo uma contração e todos os outros sintomas que você possa estar sentindo.

Se sua bolsa estourar, ou se você desconfiar que está perdendo líquido amniótico, fale com o médico. Também não deixe de avisar se você acha que o bebê está se mexendo menos que de costume ou se tiver algum sangramento vaginal (que não seja um pouco de muco com traços bem pequenos de sangue), ou se tiver febre, dor de cabeça muito forte, perturbações de visão ou dor abdominal. O BabyCenter tem uma lista de outros sintomas da gravidez que você não deve ignorar, no caso de você estar preocupada com alguma outra coisa.

  • O que devo fazer no comecinho do trabalho de parto?
Alterne entre caminhadas e um pouco de descanso, ou tome uma chuveirada morna para aliviar o desconforto. O descanso é bom para poupar o corpo do trabalho que o espera. Coma alguma coisa, pois no hospital você pode ser colocada em jejum.

  • É possível ter contrações e não estar em trabalho de parto?
Sim. Você pode estar com o chamado falso trabalho de parto se seu colo do útero não estiver dilatando (o médico pode confirmar isso com um exame), se as contrações forem irregulares e não forem ficando cada vez mais fortes ou se a dor que você sente na barriga ou nas costas melhorar logo, com um banho morno ou uma massagem.

Não é nada impossível ter contrações por três dias seguidos e mesmo assim não estar oficialmente em trabalho de parto. Se as contrações vierem em intervalos de cinco minutos, depois sete, depois oito, depois cinco, depois oito de novo, é provável que o corpo esteja só treinando. Arme-se de paciência e acompanhe as contrações, até elas pegarem ritmo e força.

  • Dá pra saber se o trabalho de parto vai acontecer logo?
Às vezes. Embora você não saiba de nada, seu corpo começa a se preparar para o parto cerca de um mês antes de o bebê nascer. Quando o trabalho de parto de verdade começa, em muitas mulheres o colo do útero já tinha começado há tempos a dilatar e afinar.

Também são sinais da aproximação do trabalho de parto:

• O bebê encaixa (a barriga fica mais baixa)

• Aumento na secreção vaginal

• Aparecimento de um "sinal" (uma secreção mucosa amarronzada ou com traços de sangue)

• Contrações de treinamento mais frequentes e mais fáceis de notar.


fonte: site Baby Center Brasil

quarta-feira, 12 de agosto de 2009


Meu amor, a cada dia que passa você ganha mais coisas!!
Outro dia você não tinha nada e agora quando olho para as coisas não sei nem onde guardar.
Papai do céu tem nos abençoado muito e agradecemos a Ele todos os dias. Você já é abençoado mesmo antes de nascer.
Papai ganhou muitas coisas no trabalho, mamãe ganhou muitas coisas de amigas da sua vovó, ganhamos muitas coisas de todos os lados. Não podemos reclamar de nada.
Graças a Deus, hoje já podemos dizer que está tudo pronto. Só estamos esperando você chegar.

Ontem seu amiguinho, o Pedro, nasceu. Quando estiver maiorzinho vai vir aqui no Rio te visitar.
Ele é o filho da maninha do coração da mamãe. Sabe que você vai ter muitos amiguinhos da sua idade, e tem também umas gatinhas pra você paquerar...hehe...
Mamãe tá contando os minutos pra poder ver esse rostinho, que já sei que é lindo, o mais lindo de todos!! -mamãe nada coruja, ?!

Te amo, filho!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

36ª semana



35 semanas completas, ou seja, estou na 36ª semana (e se aproximando do início do nono e último mês).

Como fica sua vida

Parece que você não tem mais para onde crescer? Seu útero cresceu mil vezes em termos de volume, comparado ao que era antes da gestação, e pressiona suas costelas. A boa notícia é que você já engordou praticamente tudo o que ia engordar na gravidez -- em média de 11,5 a 13,5 quilos.

Tente arranjar um tempinho para descansar depois do almoço. No trabalho, é bom ir deixando as coisas organizadas -- nunca se sabe quando você vai ter de parar, se é que já não parou.


Desenvolvimento Fetal



Olhando para sua barriga, é capaz de você conseguir distinguir, de vez em quando, o contorno de um cotovelo, um pé ou da cabeça. Daqui a pouco, como a parede do seu útero e do seu abdome fica cada vez mais fina e deixa passar mais luz, ele vai começar a ter ciclos de atividade durante o dia.

Esta semana, os dois rins do seu bebê estão totalmente prontos. O fígado também já consegue processar substâncias de que o corpo não vai precisar.

O volume de líquido amniótico diminuiu bastante, pois o bebê ocupa muito mais espaço dentro da barriga. O útero cresceu nada menos que mil vezes em relação ao tamanho original. Nesta fase você já deve ter engordado entre 11 e 14 quilos, e seu umbigo pode estar saltado e maior.

Talvez você tenha falta de ar, porque o útero está próximo às costelas. Experimente ficar de quatro para conseguir respirar mais fundo. Mesmo que o peso do útero sobre a bexiga a faça ir ao banheiro sem parar, não reduza sua ingestão de água -- seu bebê precisa de bastante líquido.

Uma boa idéia, contudo, é diminuir o consumo de bebidas diuréticas, como chá, café e refrigerante, que podem multiplicar sua vontade constante de fazer xixi.

Logo seu médico deve pedir que você compareça a consultas semanais até o parto.

Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito - mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga..

fonte: site Baby Center Brasil

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

-Tenho que me cuidar!!

Filho, mamãe ia fazer um chá de fraldas amanhã mas com essa gripe suína não vai dar. A médica pediu pra eu não ficar em ambientes fechados com muita gente e nem ficar saindo de casa. Tenho que proteger você!Fiquei muito triste pois já tinha marcado tudo com todos e estava querendo muito. Mas, Deus está sendo muito bom com a gente.
Não posso reclamar de nada, a cada dia você ganha mais presentes. Sei que todos eles é o Senhor que está nos dando. É só a mamãe pensar que está faltando algo ou que queria comprar pra você que logo papai do céu nos entrega nas nossas mãos.
Deus sempre estará assim, contigo te abençoando e iluminando. Não somente nas coisas materiais mas principalmente em todo o decorrer da sua vida.
És uma criança muito amada e querida. Mesmo antes de você ser concebido mamãe já pedia a Deus pra te abençoar. És uma criança diferente de todos as outras. És único!
Te amamos muito, filho!

ps. está tudo quase pronto, faltando só alguns detalhes. Ontem mamãe com a vovó e o Marco fizemos uma faxina na casa toda. Foi um dia muito divertido!! Limpamos a casa toda pra sua chegada!! Na verdade, foram eles que limparam, neh?!Papai não me deixa pegar nem num saco de arroz...hehehe...mas, arrumamos todas as suas coisinhas. Está tudo lindo. Você vai amar!

domingo, 2 de agosto de 2009

35ª semana

34 semanas completas, ou seja, estou na 35a semana (e no oitavo mês).

Como fica sua vida

Pode ser que você tenha uma sensação de formigamento no quadril -- é só a pressão do peso do bebê sobre os nervos. Técnicas de relaxamento ou uma massagem podem ajudar, mas, se o incômodo for muito grande, não deixe de mencioná-lo para o médico.

Até quando você pretende trabalhar? A licença-maternidade pode começar aos 8 meses de gravidez, mas a maioria das mulheres prefere guardar o máximo de tempo para depois do parto. Converse com o médico se estiver se sentindo muito desconfortável -- não é necessariamente mérito conseguir trabalhar até o último dia.

Desenvolvimento fetal

O bebê está ficando cada vez mais gordinho, pois vai precisar da camada de gordura para conseguir controlar a temperatura do próprio corpo depois que nascer.



Se você ainda não tomou coragem para conversar com seu bebê, este é um bom momento para começar. Na 35a semana de gestação a audição do bebê está completamente desenvolvida.

Não precisa se sentir ridícula se de repente perceber que está falando com vozinha de criança. Existem provas científicas de que os recém-nascidos prestam mais atenção a sons agudos.

O parto prematuro é sempre uma possibilidade preocupante, mas é tranquilizador saber que mais de 90 por cento dos bebês que nascem na 35a semana de gestação são capazes de sobreviver -- e a grande maioria sem grandes problemas de saúde. O sistema nervoso central do seu bebê ainda está amadurecendo, mas os pulmões já estão praticamente prontos a esta altura.
Muitas mulheres começam a perceber uma sensação de dor ou dormência nos quadris ao caminhar, que é causada pelo afrouxamento das articulações da região pélvica, que se prepara para o parto.

Se o desconforto for muito grande, não deixe de mencioná-lo para o médico nas consultas, que agora começam a ser mais frequentes.

Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.

fonte: site Baby Center Brasil

Batismo da vovó!


Ontem foi o batismo da vovó Nilda. Foi uma viagem e por isso acho que você não se sentiu muito confortável. Mamãe sentiu muita pressão no pé da barriga e quase fomos para a maternidade. Você me apertava muito e não parava de se mexer um minuto. Mas graças a Deus chegando em casa tudo passou, papai me deixou de repouso e dormimos pra você poder descansar.
Foi um dia muito lindo, o lugar é maravilhoso. Sua avó agora é nova criatura. E eu creio que ainda vamos voltar lá para o seu batismo!!
Nós te amamos muito, meu amor!!